REGULAMENTO

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
DIVISÃO DE ASSUNTOS DESPORTIVOS
IX JOGOS INTERNOS INTERCENTROS - 2013

REGULAMENTO

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

Art. 1º - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem os IX JOGOS INTERNOS INTERCENTROS, respeitando os regulamentos e regras esportivas de todas as modalidades, vigentes nas Federações, Confederações e Ligas Esportivas.
Art. 2º - É competência do Comitê Organizador dos IX JOGOS INTERNOS INTERCENTROS interpretar este regulamento, zelar por sua execução e resolver casos omissos.
Art. 3º - As equipes que participarem dos IX JOGOS INTERNOS INTERCENTROS serão consideradas conhecedoras deste regulamento e, assim, se submeterão, sem reserva alguma, a todas as consequências que dele possam emanar.

Parágrafo Único - Os jogos acontecerão no período de 13 de setembro a 26 de outubro de 2013 (sextas-feiras a partir das 18h e aos sábados a partir das 8h).

II - DOS JOGOS:

Art. 4º - Os IX JOGOS INTERNOS INTERCENTROS têm por finalidade estimular a prática de esportes entre os universitários, objetivando o aprimoramento técnico e fortalecendo os laços de amizade e camaradagem entre a Comunidade Universitária.
Art. 5º - Os IX JOGOS INTERNOS INTERCENTROS são destinados aos alunos regularmente matriculados nos diversos Centros de Ciências da Universidade de Fortaleza e devidamente inscritos.
Art. 6º - Serão disputadas as seguintes modalidades esportivas: futsal masculino, futesete masculino, handebol masculino e feminino, basquete(3x3), vôlei de areia (4x4) masculino e feminino, tênis de campo masculino e feminino.
Art. 7º - Poderão ser anualmente acrescidas ou retiradas modalidades esportivas, conforme deliberação do Comitê Organizador dos JOGOS INTERNOS INTERCENTROS


III - O COMITÊ ORGANIZADOR:

Art. 8º - O Comitê Organizador é o órgão responsável pela organização e realização dos IX JOGOS INTERNOS INTERCENTROS e compete a ele:
1.       Denunciar as faltas disciplinares cometidas, no decorrer dos Jogos, por atletas, dirigentes, técnicos ou qualquer pessoa física ligada diretamente aos IX JOGOS INTERNOS INTERCENTROS;
2.       Responsabilizar as equipes por qualquer excesso praticado por seus integrantes, ou por suas respectivas torcidas;
3.       Fornecer material esportivo (bolas, redes, etc) para a realização dos Jogos;
4.       Elaborar os programas para os jogos e competições;
5.       Designar os locais para as competições;
6.       Supervisionar a aplicação do regulamento;
7.       Tomar decisões, quando houver necessidade, em assuntos referentes à parte técnica ou disciplinar dos Jogos;
8.       Receber as inscrições, que deverão ser assinadas pelo representante da equipe.
9.       Fornecer dentro do possível uniforme de jogo para as equipes.

IV - DAS INSCRIÇÕES:

Art. 9º – As inscrições serão realizadas no período de 26 de agosto a 06 de setembro de 2013. na Divisão de Assuntos Desportivos – DAD.
Art. 10º – Cada equipe deverá ser composta por alunos do mesmo curso.
Art. 11 – O numero de eqipes por modalidade será:
MODALIDADE/NAIPE
Nº DE EQUIPES
Futsal Masculino
16
Futesete Masc.
20
Voleibol de Areia(4x4) feminino
16
Voleibol de Areia(4x4) masculino
16
Handebol Masculino
08
Handebol Feminino
08
Tênis de Campo feminino
16
Tênis de campo masculino
16
Basquete Feminino(3x3)
08
Basquete Masculino(3x3)
08


Art. 12 – A inscrição será efetivada quando o representante da equipe entregar na Divisão de Assuntos Desportivos – DAD, no prazo estabelecido, a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada por seu representante legal, juntamente com os comprovantes de matrícula dos respectivos alunos/atletas sendo que a participação destes inscritos será de inteira responsabilidade do responsável pela mesma.
§ 1º - Não serão permitidas as substituições de atletas após a entrega das fichas de inscrição.
§ 2º - Cada aluno poderá se inscrever em quantas modalidades desejar, sendo que, o Comitê organizador não se responsabilizará por coincidências nos horários dos jogos.
§ 3º - A inclusão de novos atletas só será permitida até antes da realização do primeiro jogo da equipe se ainda houver vaga na ficha de inscrição.
§ 4º - O número mínimo de inscrições por equipe será de 10 atletas o número máximo de 15 atletas e 20 no Futesete.
Art. 13 - É condição fundamental, para que um aluno-atleta participe dos IX JOGOS INTERNOS INTERCENTROS, estar regularmente matriculado nos cursos da Universidade de Fortaleza.
Parágrafo único - Fica imposta a obrigatoriedade de opção por uma equipe e centro nos casos em que um mesmo aluno-atleta esteja inscrito em dois ou mais cursos de centros diferentes.
Art. 14 - As equipes deverão nomear ou credenciar representantes junto ao Comitê Organizador para representá-la em reuniões, tomar decisões, responder por membros e transmitir as deliberações aos alunos de sua equipe.

VI – CONGRESSO TÉCNICO

Art. 15 – O congresso técnico será realizado no dia 11 de setembro de 2013, às 11h na Divisão de Assuntos Desportivos – DAD.

VII - CONDIÇÕES PARA COMPETIÇÕES DE QUADRA:

Art. 16 - Os jogos terão início no horário fixado pelo Comitê Organizador, conforme tabela definida no início do torneio, devendo as equipes participantes dos jogos seguintes, da mesma rodada, apresentar à mesa de arbitragem, 10 minutos antes de cada jogo, os documentos dos atletas (RG, Passaporte, Carteira de Motorista, Carteira de Estudante Nacional ou Internacional ou Carteira da Biblioteca) nas respectivas modalidades.
Art. 17 - Será considerada perdedora a equipe que não comparecer na quadra ou no local de competição no horário previsto.
Parágrafo Único - Será considerada perdedora a equipe que se apresentar no local dos jogos ou competições após 10 (dez) minutos de tolerância da hora marcada, mesmo que, por cortesia, o adversário se prontifique a jogar.
Art. 18 - Qualquer jogo ou competição que venha a ser suspenso ou transferido por motivos alheios aos participantes terá novo horário marcado pelo Comitê Organizador, para sua realização.
Art. 19 - Será desclassificada dos IX JOGOS INTERNOS INTERCENTROS a equipe que se recusar, sob qualquer pretexto, a continuar a disputa de uma partida na modalidade que estiver disputando e que utilizar atleta não inscrito nos Jogos ou que não atendam a condição de inscrição do Artigo 13.

VIII - UNIFORMES E PATROCÍNIO:

Art. 20 - Será permitida a inscrição dos nomes ou logomarcas de patrocinadores, nos termos regulamentares.
                Parágrafo Único – No patrocínio fica vedada a inscrição que se relacione com fumo, bebidas alcoólicas, política partidária e outros julgados incompatíveis com a prática desportiva. O Comitê Organizador responsável pelos IX JOGOS INTERNOS INTERCENTROS e execução dos certames impedirá a participação das equipes que se apresentarem uniformizadas em desacordo com as normas estabelecidas.
Art. 21 - No caso de coincidência das cores dos uniformes das equipes envolvidas na partida, serão fornecidos coletes pela Comissão Organizadora que será usado pela equipe mandante da partida (lado esquerdo da tabela).

IX - DOS PRÊMIOS:
Art. 22 – Nos esportes coletivos as equipes campeãs farão jus a troféus. As equipes campeãs e vice-campeãs receberão medalhas.

X - FORMA DE DISPUTA:
Art. 23 – Só serão realizadas as disputas nas modalidades que apresentarem um número mínimo de 02 (duas) equipes inscritas.
Art. 24 – O sistema de disputa será eliminatória simples.

XI - DOS REGULAMENTOS ESPECÍFICOS
Art. 25 - Cada Modalidade terá seu regulamento específico que norteará a competição.

XII - FUTSAL:
Art. 26 - O Futsal adotará as regras oficiais da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e pelo que dispuser este regulamento.
Art. 27- Os jogos serão disputados no masculino em dois tempos de 20 (vinte) minutos cada tempo, com intervalo de 10 (dez) minutos.
§ 1º Em caso de empate, no final da partida, serão cobrados 3 (três) tiros livres da marca do pênalti em concordância com o que diz a regra da modalidade.
§ 2º O cronômetro só será parado nos seguintes casos: a) pedido de tempo; b) solicitado pelo arbitro, quando ele julgar necessário.
§ 3º Os cartões serão cumulativos durante a competição, sendo que o seu controle é de responsabilidade exclusiva das equipes disputantes, independentes da comunicação do Comitê Organizador.

XIII - FUTESETE:
Art. 28 - O Futesete adotará as regras oficiais da Confederação Brasileira de Futesete (CBF7) e pelo que dispuser este regulamento.

XIV- VOLEIBOL DE AREIA (4x4)
Art. 29As regras serão as adotadas pela Confederação Brasileira de Voleibol, com as devidas modificações acertadas durante o Congresso Técnico;
Art. 30 – Os jogos de voleibol de areia serão jogados em melhor de dois sets vencedores.

XV- HANDEBOL
Art. 31 – As regras serão as adotadas pela Confederação Brasileira de Handebol e pelo que dispuser este regulamento.
Parágrafo Único – Os jogos serão realizados em dois tempos de 20 min. com intervalo de 10min entre eles.

XVI- TÊNIS DE CAMPO
Art. 32 – As regras serão as adotadas pela Confederação Brasileira de Tênis, com as devidas modificações acertadas durante o Congresso Técnico;
Art. 33 – A modalidade de tênis será disputada somente em simples.

XVII- BASQUETE(3x3)
Art. 34 – As regras serão as adotadas pela Confederação Brasileira de Basquetebol, e pelo que dispuser este regulamento.
Art. 35 – A partida será jogada na meia quadra de uma quadra regular do basquetebol da FIBA.
Art. 36 – O tempo regular da partida consiste em dois (2) períodos de cinco (5) minutos cada. Porém, caso uma equipe consiga marcar 33 ou mais pontos antes do término do tempo de jogo previsto acima, ela será considerada imediatamente como vencedora.
Art. 37 - Se ao final do tempo regular o placar estiver empatado, serão acrescidos tantos períodos extras de dois (2) minutos quantos forem necessários para obter o desempate. Haverá um intervalo de um (1) minuto antes de cada período e de cada período extra.
Art. 38 – A equipe perderá a partida por desistência (33 x 00) se em 15 minutos após o horário marcado para o início da partida ela não se fizer presente na quadra de jogo com três (3) jogadores prontos para jogar.
XVIII- DA ARBITRAGEM:
Art. 39 - Os árbitros que atuarão nos IX JOGOS INTERNOS INTERCENTROS serão alunos do Curso de Educação física e filiados às Federações locais.
                Parágrafo Único - Não caberá veto por parte das equipes participantes aos árbitros escalados para os jogos.

XIV - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
Art. 40 - Será proibido aos participantes das torcidas o uso de instrumentos musicais estridentes ou de percussão, assim como qualquer manifestação que perturbe o sossego público.
Art. 41 - Não será permitida a ingestão de bebidas alcoólicas assim como fumar nos recintos de realização dos jogos.
Art. 42 - A Coordenação Geral e a Mantenedora (Universidade de Fortaleza) não se responsabilizarão por acidentes que venham a ocorrer antes, durante ou depois dos jogos e competições, com atletas, ou dirigentes das equipes participantes;
Art. 43 - Das decisões da Coordenação Geral, dos Árbitros e Representantes (delegados), não caberão recursos;
Art. 44 - Os casos omissos ou não esclarecidos no presente regulamento serão decididos pelo Comitê Organizador dos  IX JOGOS INTERNOS INTERCENTROS



Fortaleza, 20 de agosto de 2013.




COMITÊ ORGANIZADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário